segunda-feira, 1 de setembro de 2014

E quem não tem QI? O que fazer no mercado de trabalho?

Erroneamente se difundiu nas escolas e nas famílias que conseguir um diploma de nível superior abre as portas para o emprego. Quatro, cinco, seis anos em uma faculdade, os gastos, horas de estudo e quando chega ao mercado de trabalho, ele não tem vaga para você. Algumas profissões tem resultados melhores, como medicina e as engenharias, mas e as outras? Resta ter sorte, trabalhar fora da área ou um bom QI (quem indica).
Imagem Reprodução Internet
É nesse ponto do QI que quero me aprofundar. É extremamente frustrante uma pessoa investir em sua carreira, pagar cursos de aperfeiçoamentos, estudar outros idiomas, estagiar e ter sido considerando pelos colegas e superiores bem avaliado. Então se gradua e busca emprego incansavelmente, porém, não acha, as poucas vagas vão direito para um QI. Não sou contra a indicação. Ela faz parte do network, muito  importante hoje em dia. Comento sobre pessoas que entram direto em um emprego, sem testes e as qualificações necessárias.

O problema é que o QI pode prejudicar uma empresa se esta pessoa não tiver preparada, ou se estiver, porque em detrimento do outro que tem mais qualificações. O emprego formal para pessoas com nível superior não acompanha os estudantes vindos de boas universidades. Vamos dar oportunidades a todos em uma seleção, com perfil procurado, nas vagas que surjam nas empresas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário